Objetivos

O LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em parceria com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve em Faro, a Universidade da Beira Interior na Covilhã, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,a Universidade do Minho em Braga, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade dos Açores, a Universidade de Évora e o Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe organiza as MasterClasses em Portugal, uma iniciativa a nível internacional, que pretende levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de Físicos em  Física de Partículas Elementares e áreas associadas. O objetivo é mostrar aos jovens o tipo de actividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e promover os Institutos e Universidades onde se realizam as sessões.

As atividades começam com um “curso de treino” onde são ensinados  os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Numa segunda parte são fornecidos aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos em LHC no CERN,  sendo solicitada a sua classificação por categorias segundo o tipo de acontecimentos (decaimentos hadrónicos, e+e-, mu+mu-, etc), obtendo-se no final após as devidas correções uma estimativa das frações correspondentes a cada tipo de decaimento. Os resultados são depois associados aos dos vários grupos e discutidos em video conferência com os outros grupos de visita às restantes Universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia.

A ação decorre durante a manhã e tarde dos dias em que se realizam e os participantes almoçam nas instalações do local onde se realizam as sessões.Esta ação visa sobretudo alunos dos 10º, 11º e 12º anos, especialmente motivados para a disciplina de Física, pelo que antecipamos que cada escola deve inscrever só os alunos interessados em participar. Os alunos são vivamente aconselhados a consultar o material de apoio disponível na página antes de participar nas masterclasses. Ver: para mais informação


Devido à disponibilidade de material informático, ou de lugares nos auditórios em que se realizam as palestras e a video-conferência, a ação tem um número  limitado de participantes em cada local. Quem primeiro se inscreve primeiro é servido.

Os alunos podem deslocar-se isoladamente às instalações dos Institutos ou Universidades, ou acompanhados pelos seus docentes, que nesse caso são também convidados para assistir às atividades e participar no almoço de confraternização.