Objetivos

O LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas organiza as MasterClasses em Portugal, uma iniciativa a nível internacional, que pretende levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos para serem “Cientistas por um dia…com as mãos nas Partículas”. O objetivo é mostrar aos jovens o tipo de atividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e Astropartículas e promover os Institutos e Universidades onde se realizam as sessões.

Esta atividade é realizada em parceria com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve em Faro, a Universidade da Beira Interior na Covilhã, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Escola de Ciências da Universidade do Minho em Braga, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade dos Açores, a Universidade de Évora, e a Universidade da Madeira.

As atividades começam com um “curso de treino” onde são ensinados  os fundamentos da Física de Partículas e Astropartículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Numa segunda parte são fornecidos aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos nas experiências instaladas em LHC no CERN,  ou de outras experiências, sendo solicitada a sua classificação por categorias, obtendo-se no final resultados sobre as medidas a efetuar nesse dia. Os resultados são depois associados aos dos vários grupos e discutidos em videoconferência com os outros grupos de visita às restantes Universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia, moderada por cientistas no CERN ou em outros grandes laboratórios.

A ação decorre durante a manhã e tarde dos dias em que se realizam e os participantes almoçam nas instalações do local onde se realizam as sessões (conforme o caso). Esta ação visa sobretudo alunos dos 10º, 11º e 12º anos, especialmente motivados para a disciplina de Física, pelo que antecipamos que cada escola deve inscrever só os alunos muito interessados em participar. Os alunos são vivamente aconselhados a consultar o material de apoio disponível na página antes de participar nas masterclasses.
Ver: para mais informação.


Devido à disponibilidade de material informático, ou de lugares nos auditórios em que se realizam as palestras e a videoconferência, a ação tem um número  limitado de participantes em cada local, selecionados por ordem de insrição.

Os alunos podem deslocar-se isoladamente às instalações dos Institutos ou Universidades, ou acompanhados pelos seus docentes, que nesse caso são também convidados para assistir a todas as atividades.