O complexo mineiro do Lousal fica situado na região oeste do Alentejo e apresenta-se atualmente como a Mina da Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal.
É na Galeria Waldemar que o projecto LouMu tem um telescópio de muões instalado para observar o terreno por cima da mina
A Mina do Lousal é o local escolhido para a primeira realização de muografia em Portugal.
A mina operou entre 1900 e 1988 para extração de pirite. Após encerrar, foi alvo de requalificações que a transformaram num museu de ciência a céu aberto.
A execução de muografia está a ocorrer na galeria superior da mina, a Galeria Waldemar, onde o protótipo de um telescópio de muões, o MiniMu, está instalado. Este tem desempenhado o papel de equipamento de teste e de divulgação do conhecimento sobre o projeto LouMu e a técnica de muografia.
O local tem uma longa história de estudos geológicos e geofísicos. A muografia fará um novo reconhecimento geológico do terreno acima da mina.
É por isso um bom local para avaliar o desempenho e a sensibilidade do telescópio de muões e da análise da muografia, através da comparação com a informação já existente, assim como também fornecer novos dados sobre a geologia do local, obtidos com esta nova forma de prospeção.
Este levantamento 3D, obtido com um Laser Scanner, mostra a secção da Galeria Waldemar onde está instalado o MiniMu. Contém duas passagens e um poço que faz a ligação da mina até à superfície do terreno que é o alvo da observação.